AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Servidores da Sempog promovem coleta seletiva e incentivam a reciclagem
Materiais coletados e separados ajudam voluntários da AVCC e catadores

Publicado Hoje, às 14h 32min

Foto: Meiry Santos

A prática de separar resíduos e materiais em desuso se tornou uma rotina entre os servidores da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog). Com o objetivo de promover a destinação correta e incentivar a reciclagem, itens como baterias, pilhas, copos descartáveis, garrafas plásticas e papéis são, cuidadosamente, separados.

Para facilitar o descarte, a secretaria disponibilizou, logo na entrada, três lixeiras de cores distintas: azul para papel e papelão, vermelha para plástico e verde para vidro. Essas cores seguem as diretrizes do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que também estabelece outras categorias: amarelo para metal, preto para madeira, laranja para resíduos perigosos, branco para resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde, e roxo para resíduos radioativos.

O secretário da Sempog, Márcio Rogério Gabriel, ressalta a importância de cultivar a consciência ambiental entre os servidores. "Incentivar essa consciência não apenas beneficia o meio ambiente, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e engajado", afirma.

Uma das servidoras mais entusiasmadas na coleta seletiva e reciclagem, Meire Darc, destaca que a iniciativa não apenas reduz o impacto ambiental, mas também gera renda para aqueles que trabalham com a coleta seletiva. "É gratificante colaborar com uma ação que promove mudanças positivas na sociedade e contribui para um mundo mais justo, sustentável e solidário", enfatiza.

DESTINO

A servidora Raísa Tavares, arquiteta e urbanista da Sempog, idealizou o projeto, destaca que a iniciativa aplica ações instituídas pelo Plano Municipal de Saneamento Básico e ressalta que boa parte do material é entregue à Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC). "Esse foi o ponto de partida. Começamos separando tampinhas de garrafa para doar à associação e, a partir daí, ampliamos a coleta de outros itens que poderiam ser reciclados ou que ajudariam em projetos sociais", explica.

As tampinhas arrecadadas são vendidas pela AVCC, e os recursos gerados são utilizados para manter serviços voluntários gratuitos para pacientes com câncer, incluindo apoio moral, auxílio na compra de medicamentos, cestas básicas, transporte e campanhas de prevenção. As tampinhas também são transformadas pela indústria que adquire o material, em novos produtos como cadeiras, baldes e caixas.

As pilhas e baterias são encaminhadas para pontos de coleta específicos em Porto Velho, pois são consideradas resíduos perigosos que podem prejudicar a saúde e o meio ambiente. Os papéis descartados são triturados e embalados antes de serem coletados pela empresa prestadora de serviços da coleta seletiva, junto a eles os plásticos, que posteriormente são enviados à associação de catadores, que vende o material para empresas que transformam tudo em diversos tipos de produtos.

Raísa também menciona que, dentro do projeto de reciclagem da Sempog, são coletados restos de alimentos, que vão para a compostagem, gerando adubo para as plantas e árvores do espaço da secretaria. Ela sonha em ver todas as secretarias implementando projetos de coleta seletiva semelhantes. "Acredito que juntos podemos fazer uma diferença significativa", conclui.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Meiry Santos

Foto: Meiry Santos

Foto: Meiry Santos