AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Aumento de cirurgias eletivas diminui fila de espera
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Semusa, realizou, em 2022, mais de 1.200 cirurgias eletivas no Hospital Municipal.

Publicado 24/10/2024

Foto: Assessoria

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem intensificado os esforços para atender a população por meio de cirurgias eletivas. Em 2021, mais de 420 pacientes foram beneficiados com esses procedimentos. No ano seguinte, o número mais que dobrou. Em 2023, aproximadamente mil pacientes receberam atendimento cirúrgico, e até julho de 2024, mais de 725 pessoas já haviam passado por cirurgias eletivas no município.

As cirurgias são realizadas no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz e no Hospital Cândido Rondon (HCR), por meio de parcerias. Atualmente, há 360 pacientes na fila de espera, que é regulada pelo Sistema de Regulação (SISREG), seguindo regras de prioridade e demanda. Segundo a Semusa, a fila é dinâmica, com entrada e saída contínua de pacientes.

Em 2022, mais de 1.200 cirurgias eletivas foram realizadas no Hospital Municipal, representando um crescimento de 129% em comparação ao ano anterior. Foram 1.239 procedimentos, incluindo cirurgias ginecológicas, gerais, de hérnias, cálculos na vesícula, intestinais e de correção de traumas. Nesse mesmo período, foram feitos 2.080 atendimentos ambulatoriais para avaliações pré-operatórias.

Com a intenção de zerar a fila de espera, o prefeito Isaú Fonseca determinou a criação do Projeto Fila Zero, em 2022, reduzindo a espera média para cirurgias eletivas para 60 dias.

A Prefeitura de Ji-Paraná aderiu ao programa Compartilhando Saúde, do governo de Rondônia, para reduzir ainda mais a fila de espera. O programa possibilita o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades hospitalares selecionadas por meio de licitação.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: Assessoria