Dra. Taíssa e secretário da Sefin dialogam sobre a viabilização de Free Shops em Guajará-Mirim
Primeira ação da Frente Parlamentar mira isenção tributária estadual para atrair empresas e fomentar o turismo de compras em Guajará-Mirim.
A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos), líder da Frente Parlamentar em defesa da instalação de Free Shops em Guajará-Mirim, deu seu primeiro passo em direção à implementação efetiva dessa iniciativa. Em uma reunião realizada na última quarta-feira (23), a deputada buscou o apoio do secretário estadual de Finanças (Sefin), Luís Fernando, para a formulação de um plano que viabilize a instalação de lojas francas na cidade.
Criada recentemente pela Assembleia Legislativa de Rondônia, a Frente Parlamentar tem como principal objetivo estimular a economia de Guajará-Mirim através da atração de Duty Free, como já ocorre em diversas cidades brasileiras situadas em zonas de fronteira. Esse tipo de empreendimento permite a venda de produtos com isenção de tributos federais e estaduais, o que amplia o potencial de consumo local e atrai turistas para a região. "Nosso propósito é adaptar a legislação estadual para permitir a instalação desses comércios e garantir que Guajará-Mirim seja beneficiada com as mesmas oportunidades de outras cidades de fronteira no país", explicou a deputada Dra. Taíssa.
Durante o encontro, o secretário Luís Fernando confirmou que a Secretaria de Finanças trabalhará em conjunto com a Assembleia para realizar os ajustes legislativos necessários. Ele destacou a importância da iniciativa para a economia regional, pontuando que a demanda por isenção na base de cálculo estadual, sugerida pela deputada, pode destravar o potencial comercial de Guajará-Mirim e torná-la uma referência no turismo de compras. "A ideia é proporcionar a isenção no limite de vendas de até 500 dólares, como preconiza a legislação federal, e, com isso, fomentar um novo ciclo de desenvolvimento econômico na cidade", afirmou o secretário.
A deputada ressaltou ainda que essa busca por apoio estadual é parte de uma estratégia ampla que inclui a divulgação da cidade a investidores nacionais, promovendo Guajará-Mirim como um destino atrativo para o comércio e o turismo de compras. Segundo ela, a instalação dos Free Shops trará benefícios não só à população local, através da geração de empregos, mas também ajudará a consolidar Rondônia como um importante ponto no comércio fronteiriço.
"Estamos trabalhando para atrair novos investidores que enxerguem em Guajará-Mirim o grande potencial que temos para o turismo de compras e para o crescimento econômico", declarou a prlamentar. "Com o respaldo do governador Marcos Rocha e do secretário de Finanças, temos a confiança de que essa ação será um marco para a nossa cidade."
A expectativa agora é de que, após a conclusão dos ajustes na legislação, o projeto de instalação dos Free Shops em Guajará-Mirim avance com a celeridade necessária, com previsão de um impacto positivo na economia da região nos próximos anos.
Fonte: ALE/RO