AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

AGU convoca audiência pública sobre plataformas digitais para quarta-feira (22)
Debate técnico reunirá especialistas no tema, representantes das empresas e organizações da sociedade civil

Por Redação
Publicado 18/01/2025

Foto: Assessoria

A Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou nesta sexta-feira (17/1) edital em que convoca para a próxima quarta-feira (22) audiência pública para debater o enfrentamento à desinformação, a promoção e a proteção de direitos fundamentais nas plataformas digitais. A audiência acontecerá das 14h às 18h, no auditório da Escola Superior da AGU, em Brasília. O edital , com as regras de participação no evento, foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e traz orientações para a realização do evento.

O objetivo da audiência é colher subsídios e contribuições da sociedade civil, comunidade acadêmica, plataformas digitais, agências de checagem e instituições públicas e privadas sobre a temática, especialmente no que diz respeito às mudanças anunciadas pela plataforma digital Meta (controladora de Facebook, Instagram, Threads e Whatsapp) em sua política de moderação de conteúdo.

Serão convidados representantes dos diversos segmentos que lidam com o tema para participar da audiência, que será realizada em formato híbrido. A reunião será gravada e disponibilizada no site da AGU. Independentemente de participação na audiência, todos os interessados no assunto poderão enviar suas contribuições sobre o objeto do edital até às 18h do dia 24 de janeiro de 2025, por meio deste link.

A audiência pública será presidida pela Advocacia-Geral da União e contará com o apoio de integrantes da própria AGU, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e do Ministério da Fazenda.

Os interessados em assistir à audiência pública para debate técnico, na condição de ouvintes, na forma presencial ou on-line, deverão se inscrever por meio de um formulário eletrônico disponível no portal da AGU. As vagas são limitadas em razão da capacidade do local e da quantidade de acessos simultâneos permitidos na plataforma digital.

Debate

Os temas a serem abordados durante a audiência pública são:

  • Política de conduta de ódio das plataformas digitais
  • Medidas para mitigação da circulação de conteúdos criminosos e ilícitos nas plataformas digitais
  • Impacto social e na sustentabilidade do jornalismo profissional com eventual fim no Brasil de programas de checagem de fatos com substituição por outras metodologias, a exemplo de “notas de comunidade”
  • Aprimoramento do canal de denúncias sobre enfrentamento da desinformação e violações de direitos fundamentais
  • Necessidade de relatórios de transparência sobre a promoção e proteção dos direitos fundamentais e o enfrentamento à desinformação
  • Impacto das alterações na moderação de conteúdo sobre grupos historicamente marginalizados, como mulheres, pessoas LGBTQIA+, imigrantes e pessoas com deficiência, à luz do regime jurídico-constitucional brasileiro de igualdade, não discriminação, liberdade de expressão e dignidade da pessoa humana, em consonância com os princípios e normas do Direito Internacional dos Direitos Humanos, notadamente os compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito do Sistema Interamericano e do Sistema das Nações Unidas, assegurando a proteção integral e o enfrentamento a práticas discriminatórias em ambientes digitais.

A programação definitiva e a relação dos convidados serão disponibilizadas no site da AGU na próxima semana.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Assessoria

Fonte: Agência Gov