AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Guia do Unicef traz orientações sobre saneamento em aldeias amazônicas
Material é voltado para agentes que trabalham em comunidades indígenas

Por Redação
Publicado 17/02/2025

Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, lançou o Manual de Orientação para Agentes Indígenas de Saneamento da Região Amazônica. O objetivo é fortalecer as ações relacionadas a água, saneamento e higiene nas aldeias da região amazônica e fornecer conhecimento técnico.

Com linguagem acessível e ilustrações didáticas, a cartilha contém orientações sobre o papel do agente indígena nas comunidades da região amazônica.

Segundo o Unicef, a iniciativa do manual surgiu em um momento crucial na saúde indígena, quando o governo federal declarou a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em janeiro de 2023, no território Yanomami. 

A publicação, dividida em dois volumes, foi desenvolvida pela equipe do Programa de Água, Saneamento e Higiene, do Unicef, em colaboração com o Departamento de Projetos e Determinantes Ambientais da Saúde Indígena e parceria estratégica do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O Volume I do manual aborda boas práticas para o tratamento da água e medidas de higiene no nível domiciliar, explicando processos essenciais como a filtragem da água, o uso correto do hipoclorito de sódio 2,5% e a importância da lavagem das mãos para prevenção de doenças. 

Já o Volume II detalha o funcionamento de tecnologias como filtros, cloradores e captação de água da chuva, incluindo procedimentos para a limpeza de caixas d' água, fornecendo informações práticas para que os agentes possam promover o acesso a água potável em suas aldeias.

Segundo o Unicef, o material poderá contribuir para a redução de doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado. Apesar de o conteúdo ter sido desenvolvido com base na realidade da Amazônia brasileira, ele pode ser adaptado para outras regiões. 

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil