Portal de Periódicos, com conteúdo científico aberto, completa 24 anos
Criada há 24 anos, plataforma reduz as desigualdades ao possibilitar o acesso igualitário aos melhores conteúdos acadêmicos e científicos do mundo
Para oferecer aos estudantes, pesquisadores e professores das instituições brasileiras de ensino e pesquisa o melhor da produção científica internacional, a Capes criou, há 24 anos, no dia 11 de novembro de 2000, o Portal de Periódicos . A iniciativa reúne um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo e atende, hoje, a um potencial de seis milhões de usuários em todos os cantos do País. Considerado atualmente uma política de Estado, a plataforma contribui para a redução de desigualdades no acesso às informações científicas por pesquisadores brasileiros.
Um deles é Dhiogo Lobato, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT), em Araguaína. Para ele, o Portal de Periódicos facilita o acesso remoto a pesquisas em qualquer lugar que ofereça conexão com a internet, o que contribui para o desenvolvimento e a formação científica em diversas regiões do País. “Isso reduz a necessidade de deslocamento para os grandes centros, o que muitas vezes é uma barreira, diante da realidade financeira de muitos pesquisadores”, enfatiza
O fato de sua mãe ser a primeira de uma família de sete irmãos a ter o ensino superior motivou Dhiogo a estudar. “Foi uma busca de mudança de vida a partir da educação”, conta ele, que relata também o racismo sofrido por seus avós durante o tempo em que moravam no Maranhão. Em 2013, foi aprovado na vaga de cotista no curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Araguaína, que em 2015 ganhou autonomia, tornando-se UFNT. “O espaço universitário me possibilitou vivenciar experiências únicas e ações que tiveram como pauta a luta pela igualdade de direitos, a partir dos marcadores sociais de gênero, raça, classe, identidade e sexualidade”, descreve.
A partir de 2016, Dhiogo foi bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da CAPES, quando produziu projetos de intervenção na Educação Básica e aprimorou o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Seu trabalho de conclusão, que teve o título Questões Étnico-Raciais na formação inicial de professores de Biologia, foi apresentado na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2017. Também deu aulas de Biologia para ajudar estudantes de baixa renda a ingressar no ensino superior.
Aprovado para o mestrado em 2020, Dhiogo, que também foi bolsista da Capes na pós-graduação, pesquisou o racismo científico e estrutural na formação inicial de professores de Biologia. Primeiro integrante da sua família a ter um título de mestre, foi professor convidado, em 2021, na disciplina de Didática e Formação de Professores do curso de licenciatura em Biologia na universidade. “Acreditava que não era um espaço que eu conseguiria alcançar. Penso que, devido às diversas marcas do racismo, que me fizeram duvidar da minha capacidade”, destaca.
O Portal de Periódicos da CAPES contribuiu para que o professor Dhiogo conseguisse fazer as pesquisas necessárias, em bases de dados internacionais e livros digitais “devido à publicação de diversos periódicos científicos, em distintas áreas de conhecimento, com informações atualizadas que ajudaram e ajudam nos meus estudos”.
Multiplicidade
O Portal de Periódicos conta com um acervo científico virtual que oferece mecanismos de busca e visualização de publicações, livros e bases de dados assinados pela CAPES. Funciona também como uma ferramenta de descoberta e divulgação de conteúdos para pesquisadores, professores e estudantes.
Com uma função integradora da comunidade científica brasileira, o Portal de Periódicos facilita a inclusão da pós-graduação do País no contexto internacional do conhecimento. Para atender as necessidades dos diferentes usuários, a CAPES mantém contratos com diversas editoras científicas estrangeiras.
Fonte: Agência Gov