AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Estudantes de Pimenta Bueno visitam Defensoria Pública em jornada de aprendizado sobre os Três Poderes

Por Redação
Publicado Ontem, às 13h
Atualizado Ontem, às 13h

Foto: Assessoria

Na última semana, o Núcleo da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) de Pimenta Bueno recebeu a visita de alunos do 7º e 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estácio de Sá. A atividade faz parte do projeto pedagógico interdisciplinar intitulado “A Trilha da Democracia: Uma Jornada de Aprendizado sobre os Três Poderes”, que busca aproximar os estudantes das instituições públicas e promover a compreensão sobre o funcionamento da República.

Idealizado pela própria escola, o projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos uma visão mais ampla sobre o papel dos Três Poderes e a importância de cada um deles na construção e manutenção de uma sociedade democrática.

Durante a visita, o coordenador do núcleo, defensor público Flávio Júnior Campos Rodrigues, apresentou a estrutura e o funcionamento da Defensoria Pública, além de explicar as principais atribuições da instituição. “A Defensoria Pública é fruto da mobilização democrática. Por meio da assistência jurídica gratuita, buscamos garantir os direitos dos cidadãos, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade, que historicamente foram excluídos do acesso à justiça”, destacou o defensor.

Ele também elogiou a iniciativa da escola e ressaltou a importância do projeto. “A vivência proporcionada por essa visita certamente ampliou a compreensão dos alunos sobre a Defensoria Pública e seu papel essencial na promoção da justiça e na consolidação do Estado Democrático de Direito.”

A participação da sociedade é fundamental para ampliar o conhecimento sobre o trabalho e a missão da Defensoria Pública. A presença de estudantes nas instituições contribui significativamente para a formação cidadã e reforça o compromisso da Defensoria com a educação em direitos, uma de suas principais diretrizes institucionais.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: DPE-RO