AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Ações com entidades beneficiárias e início de atividades do PAA-Indígena são realizadas pelo governo de RO

Publicado Ontem, às 17h
Atualizado Ontem, às 17h

Foto: Assessoria

A equipe da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) realizou, na terça-feira (4), em Cacoal, a primeira reunião para alinhamento junto às entidades que receberão os alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) destinados à comunidade indígena de Rondônia. Além de contribuir para o enfrentamento da insegurança alimentar e marginalização econômica e social, o PAA beneficiará produtores rurais indígenas, estimulando a produção local e abrindo caminhos para comercialização de seus produtos.

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma iniciativa do governo federal que, em parceria com os estados e municípios vem atuando no combate à fome e à pobreza, ao mesmo tempo em que incentiva produtores rurais valorizando e comercializando a produção local. O programa vem sendo executado em Rondônia junto a produtores rurais tradicionais, com recursos financeiros tanto do governo estadual como do governo federal, que tem destinado verbas para execução do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA-Estadual).

SEGURANÇA ALIMENTAR

A nova modalidade visa atender especificamente aos produtores rurais indígenas, incentivando-os a produzir seu alimento e gerar renda para comunidade, sem afastá-los de suas culturas e tradições. Além disso, o PAA-Indígena será uma fonte de apoio à erradicação da fome, por meio de doações que serão direcionadas preferencialmente para essa população.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o PAA-indígena vai contribuir para o fortalecimento das comunidades que poderão produzir em suas terras, mantendo a cultura alimentar, além de promover a segurança alimentar e nutricional de seus pares, garantindo a todos o que lhes é de direito, uma alimentação adequada, nutritiva e saudável.

ATER INDÍGENA

A Emater-RO, em parceria com a Secretara de Estado da Agricultura (Seagri) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), vem promovendo atividades de desenvolvimento com a população indígena através dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural Indígena (Ater indígena).

Segundo o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, o projeto faz parte da execução dos serviços de assistência técnica gratuito oferecidos pelo governo do estado e executados pela Autarquia. Desde março do ano passado, temos intensificado as atividades desenvolvidas junto às comunidade indígenas com cursos e orientações técnicas de cultivo e manejo, e agora, com o PAA-Indígena, levamos mais uma política de incentivo para que essas comunidade possam se desenvolver e prosperar”, explicou.

PROJETO PRODUTIVO

A Emater-RO está levando, inicialmente, o PAA-Indígena para as regiões de Ji-Paraná, Alta Floresta d’Oeste, Cacoal e Espigão do Oeste. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater-RO, Rafael Cidade, os cadastros estão sendo realizados e os técnicos já elaboraram o projeto produtivo junto a cada participante, definindo o que cada um vai comercializar no programa. “Nos reunimos no distrito de Nova Colina, em Ji-Paraná, com aproximadamente 50 indígenas da comunidade Arara, o mesmo será feito com as demais comunidades. Esta semana, a equipe da Emater vai se reunir com a Funai e entidades beneficiárias do programa para alinhamento das ações que serão desencadeadas na distribuição desses alimentos”, salientou.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Assessoria